Nada de Vida Ao Redor de Anãs Vermelhas

Com os anúncios recentes das descobertas de planetas em estrelas como a TRAPPIST-1 e a LHS 1140, que são estrelas do tipo anãs vermelhas, cresceu muito o interesse de pesquisar essas estrelas.

Isso deve a dois motivos, alguns desses exoplanetas foram encontrados na zona habitável de suas estrelas, e essas estrelas são as mais comuns na nossa galáxia.

Porém, é sabido que essas estrelas não são muito calmas, elas emitem violentas flares e uma grande quantidade de radiação que pode varrer os planetas próximos.

Com isso surge a questão, será que essas estrelas seriam amigáveis a vida?

Com essa questão em mente um grupo de astrônomos usou uma missão conhecida como GALEX para pesquisar flares na radiação ultravioleta, isso é importante, pois eles conseguiram investigar flares menos intensas.

Aí, você pode pensar, ah, se são menos intensas então não tem problema para a vida, de certo modo sim, porém, embora sejam menos intensas são mais frequentes e isso sim pode representar um problema para o desenvolvimento da vida.

As flares detectadas pelo GALEX são similares em intensidade com as flares produzidas pelo nosso Sol, porém, com os planetas orbitando a estrela a uma distância muito menor, eles estão sujeito a uma quantidade de energia muito maior.

A consequência disso tudo, as flares podem arrancar a atmosfera dos planetas, e a forte radiação ultravioleta que penetra na superfície do planeta poderia danificar os organismos ali presentes ou até mesmo evitar que a vida pudesse acontecer.

O GALEX foi originalmente desenvolvido para observar e estudar galáxias, mas devido ao seu poder de resolução, os pesquisadores resolveram utilizá-lo para esse tipo de pesquisa, e isso mostra a importância também de integrar as ferramentas disponíveis atualmente para a astronomia. Nesse caso específico, o GALEX e o KEPLER.

Os pesquisadores aguardam ansiosos o James Webb para que possam estudar a atmosfera desses exoplanetas e entender cada vez mais e melhor o que acontece com eles.

Fonte:

http://hubblesite.org/news_release/news/2017-23

Canal Space Today
https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A