Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Uma tela curva de 240 Hz, tamanho avantajado, e resposta de 1 milissegundo, são configurações que, com certeza, vão deixar sua jogatina bem mais interessante. Mas até quem não é gamer pode aproveitar o que o Acer Nitro XZ320Q promete entregar. Será que tantas especificações realmente fazem dele um monitor bom para o público gamer? É isso que eu quero te contar nesse review.


Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Acer Nitro XZ320Q

  • Tela curva 1500R de 31,5 polegadas
  • Resolução Full HD (1920 x 1080px)
  • Frequência de 240 Hz e tempo de resposta de 1ms
  • Profundidade de cor 8-bit
  • Tecnologia Adaptive Sync

KABUM AMAZON


Construção e entradas

Para começar essa conversa, eu preciso te dizer que esse é um monitor gamer que não vai elevar o nível de FPS nos seus jogos, isso porque ele não tem LEDs em nenhum ponto. Brincadeiras à parte, ele tem só o LED indicando quando está ligado, mas quase não o notei enquanto usava o monitor, o que eu considero um ponto extremamente positivo.

Ele é todo fosco, com um detalhe brilhante onde fica a logo, que inclusive é a borda mais espessa do monitor. Na parte de trás, encontramos as saídas de ar e detalhes em vermelho, que acabam trazendo uma imponência que parece que todo equipamento gamer precisa ter.

Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Ele começa bastante fino nas suas bordas, mas vai crescendo mais para o centro, ficando mais gordinho. Isso é necessário para manter a furação para o suporte VESA, para você usar com uma base diferente, que fica no mesmo local que o encaixe da base padrão do monitor.

Por falar nela, ela é bem grande, mas isso é algo necessário, para equilibrar essa tela de 32 polegadas na sua mesa. Ela tem ajuste de altura, mas não permite trocar a orientação do monitor. Outro ponto negativo é que, ao tentar ajustar a angulação da tela, que vai de -5º a +25º, a base não tem peso suficiente para ficar parada na mesa enquanto tentamos fazer o ajuste, sendo preciso segurá-la na mesa para que o pé não levante. Sua base também é giratória, o que facilita o manuseio na hora de plugar um cabo e fazer algum ajuste no equipamento.

Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Em suas conexões temos duas entradas HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.2a e uma saída de áudio de 3,5 mm para conectar seus fones ou suas caixinhas de som, caso seu computador fique longe de você.

Se preferir, ainda pode as usar duas saídas de áudio de 2W, embutida no monitor, que – para ser sincero – eu não recomendo o uso. O volume não é decente e a qualidade é muito baixa. Acaba sendo aquele quebra galho para um momento bem específico em que você precisa mostrar algo para um amigo ou parente e não tenha outra caixa de som por perto.

Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Ainda na parte de trás, mais à direita, temos quatro botões para ajustar algumas configurações do monitor junto do botão liga/desliga. Esse botão é bastante semelhante aos demais, só que tem o símbolo on/off em alto relevo.

Ajustar as configurações desse monitor é uma mistura de fácil e intuitivo, com cansativo e atrapalhado, justamente por conta do posicionamento dos botões que podem acabar te confundindo. Talvez fosse mais fácil incluir o joystick como alguns fabricantes ou colocar na parte da frente, o que facilita o uso dos botões.

Qualidade de tela

Os três primeiros atalhos permitem que o usuário escolha alguns modos de imagem pré-definidos, ajuste o brilho e escolha quais entradas serão usadas. Seria mais interessante ter atalhos para ativação do modo game, que foi incluído no menu geral, junto com outras funções como ajuste de volume, cor e outras configurações do sistema.

Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Também é bom destacar que ao acessar os modos de exibição, através do primeiro botão, vemos que há as opções G1 até G3 com configurações diferente, mas elas não são fixas e você pode editar ao seu gosto e deixá-las salvas.

Falando um pouco da qualidade dessa tela, o Acer XZ320Q é composto por um painel VA, com curvatura de 1500R. Não foi possível identificar nenhum tipo de vazamento de luz ou algum problema de cores na imagem, até porque temos monitores até mais baratos com um raio ainda maior.

Esperava um pouco mais de profundidade nas cores escuras, mas isso pode ser resolvido através de configurações, como a função Black Boost que tem 11 níveis e te permite escurecer ou clarear a imagem conforme a sua preferência. Por padrão ele vem no quinto nível, o que talvez já agrade a maioria.

Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

No geral, o painel VA tem ângulo de visão razoável, mas não é tão bom quanto um IPS. Ele é usado principalmente em monitores com curvatura, já que ela meio que elimina essa desvantagem, no entanto, pode ser que você tenha problemas ao olhar para tela muito de cima de ou baixo. Se você se mexe muito na cadeira, pode ser que você precise ficar ajustando o ângulo do monitor, conforme eu comentei lá no começo.

Outro ponto é que se você é o tipo de usuário que não gosta de fuçar em todas as configurações do monitor, e costuma só deixar tudo do jeito que sai da caixa, devo dizer que você vai precisa mudar um pouco seus hábitos com esse monitor.

Ele vem com a tela um pouco mais lavada, parecendo que temos um filtro aplicado aqui. Somado a isso, o brilho da tela é baixo, mesmo usando no máximo, ainda fica aquela sensação de que falta um pouco mais de brilho.

Ajustes e funções

O problema é que a tela tem potencial, e dá para ajustá-la para amenizar todos esses problemas. Ainda é um monitor intermediário, então não dá para exigir qualidade de topo de linha, até porque essa nem é a proposta dele, mas a gente percebe que esse problema de calibração é bem comum nos monitores da Acer. Também não é o fim do mundo deixar do jeito que veio, mas eu recomendo ajustar.

A Acer também destaca várias tecnologias como o Adaptive Sync, que controla a taxa de atualização do monitor de acordo com a taxa de quadros por segundo do próprio jogo, eliminando assim problemas de sincronia na tela, além de tempo de resposta da imagem de 1 milissegundo e o Visual Response Boost (VRB), que elimina borrões ou fantasmas causados por objetos com movimentos rápidos, permitindo imagens mais estabilizadas e ainda o FreeSync da AMD.

Mestre Jedi Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar

Mesmo com tantas tecnologias e funções bacanas, essa não é uma tela que vai ser excelente para todo mundo. Usuários específicos que precisam trabalhar com correção ou muita fidelidade de cor, certamente terão dificuldades aqui. Mesmo que ele destaque o suporte a seis eixos de cores, prometendo uma ampla fidelidade com 97% de cobertura do sRGB, que é uma boa marca, aqueles outros probleminhas na calibração podem complicar o uso profissional.

Nos jogos ele consegue ir bem e é aqui que toda essa ficha técnica consegue fazer diferença de verdade. Com um tempo de resposta menor e uma taxa de variação alta, você só precisa ter um computador e uma placa de vídeo boas suficientes, para conseguir tirar proveito de tudo que ele oferece, e os benefícios durante a jogatina são fáceis de perceber.

Conclusão

Enquanto eu estive produzindo o review desse monitor, o valor mais barato que eu encontrei foi de 2400 reais, um preço “ok” para as funções que ele entrega e bem melhor que os mais de três mil reais cobrados pela Acer na época de seu lançamento.

Por ter uma tela curva, uma elevada taxa de variação e várias possibilidades de configurações, esse monitor já é aquilo que você pode ter entre um monitor gamer básico e um avançado. Certamente ele vai ser muito bom caso você esteja saindo de uma tela mais comum, com 60Hz ou 75Hz e também pelo seu tamanho, que é bem maior que os monitores de 23 polegadas, que geralmente são os mais vendidos.

Monitores como o CF390 da Samsung também podem ser uma opção, caso você esteja atrás somente de uma tela curva, mas vai ficar de fora a maioria das configurações desse carinha aqui, como a taxa de atualização baixa de 60Hz, com contraste e pretos bem ruins.

O post Acer Nitro XZ320Q: você precisa saber configurar apareceu primeiro em EscolhaSegura.

Artigo original:
escolhasegura.com.br