A teoria do Grande Filtro

Como é possível, em um universo tão grande, cheio de galáxias, estrelas e planetas, ainda não termos detectado sinal de vida inteligente fora da Terra? Onde está todo mundo?

A idade do universo e seu vasto número de estrelas sugerem que, se a Terra é um planeta típico, então vida extraterrestre deveria ser comum. Um exame mais detalhado das implicações deste tópico começou com um artigo de Michael H. Hart em 1975, no que é, às vezes, referenciado como paradoxo de Fermi-Hart.

O paradoxo é nomeado em honra do físico Enrico Fermi, mas Fermi nunca fez tal afirmação. Em verdade, ele estava discutindo com colegas, Emil Konopinski, Edward Teller, e Herbert York, sobre uma caricatura no The New Yorker mostrando alegres extraterrestres emergindo de um disco voador transportando latas de lixo roubadas das ruas de Nova York, e Fermi perguntou “Onde está todo mundo?” Ele estava se referindo ao fato de que eles não tinham visto nenhuma nave alienígena, e a conversa se voltou para a viabilidade de viagens interestelares. Ele nunca questionou por que, se um grande número de civilizações extraterrestres avançadas existem na nossa galáxia, não se veem evidências como espaçonaves ou sondas. Isto foi citado pelo senador William Proxmire como uma razão para matar o programa SETI da NASA em 1981.

SETI (sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) é um projeto que tem por objetivo a constante busca por vida inteligente no espaço. Uma das abordagens, denominada radio SETI, visa analisar sinais de rádio de baixa frequência captados por radiotelescópios terrestres (principalmente pelo Radiotelescópio de Arecibo), uma vez que este tipo de sinal não ocorre naturalmente, podendo ser interpretado como evidência de vida extraterrestre. Em 2015, em Londres, o empresário russo Yuri Milner, juntamente com o físico Stephen Hawking, anunciaram suas intenções de fornecer US$ 100 milhões em financiamento ao longo da próxima década para os melhores pesquisadores do SETI, através do projeto “Breakthrough Listen” que permitirá que novos levantamentos de dados rádio e ópticos possam ocorrer usando os mais avançados telescópios.

Houve tentativas de resolver o paradoxo de Fermi tentando-se localizar evidências de civilizações extraterrestres, bem como propostas de que tal vida poderia existir sem o conhecimento humano. Argumentos contrários sugerem que a vida extraterrestre inteligente não existe, ou ocorre tão raramente que os humanos dificilmente farão contato com ela. A partir de Hart, muito esforço foi feito no desenvolvimento de teorias científicas e modelos possíveis sobre a vida extraterrestre, e o paradoxo de Fermi se tornou um ponto de referência teórica em muitos desses trabalhos.

Bem-vindo ao paradoxo de Fermi!

Uma das possíveis respostas do paradoxo de Fermi é a teoria do Grande Filtro. Assista!

Fontes:

Youtube:
Canal É Ciência!
https://www.youtube.com/channel/UCCW7CjNruep9gk7qkwbbVqQ

Wikipédia:

Paradoxo de Fermi
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Fermi

SETI
https://pt.wikipedia.org/wiki/SETI

Relacionados:

Mestre Jedi:

https://www.mestrejedi.com.br/como-colonizar-uma-galaxia

https://www.mestrejedi.com.br/quantas-civilizacoes-inteligentes-podem-existir-na-via-lactea

Por que ainda não Encontramos Aliens – O PORQUÊ DAS COISAS

Resolvido o Mistério do Sinal Wow!

A estrela Tabby esta agitando o mundo astronômico

#temculpaeu

Os ETs Existem! Só não são Avançados, diz nova Equação de Drake

O Misterioso Sinal “Wow!” Teria Sido Finalmente Solucionado? Viria de um Cometa?